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O Visualg é o primeiro e único interpretador, editor e criador de algoritmos escritos em portugol (português estruturado) do mundo.
Veja os novos temas da versão 3.0.6.5.
Com ele você aluno iniciante poderá criar e editar seus algoritmos, escritos em portugol (português estruturado). Os professores também podem usá-lo como um dos melhores métodos de ensinar lógica de programação.
O VISUALG 3.0 é hoje o programa de computador mais usado no mundo em mais de 95 países, tem mais de 20 milhões de cópias e é ensinado em mais de 50 mil escolas.
Algoritmos e lógica de programação é difícil de aprender?
Sim, todos os alunos tem essa dificuldade. Lógica é a disciplina que mais reprova alunos no mundo. Então não pense que é só vc.
Mas tudo depende também do seu professor, é claro.
Olha, não pense em programação de computadores, pense que vc irá ensinar alguém que sabe fazer mas não sabe como ou o que fazer. Então é você que dá a ordem, vc manda. Mas, para isso vc tem que passar as ordens pra ele passo a passo, se não e ele não entende, por isso muitos tem dificuldades, pois pensam no computador como um todo, onde tem que pensar etapa a etapa.
Um pouco sobre a programação de computadores
Um processo é uma tarefa que deve ser executada como um programa de computador. Todo processo sempre tem: INÍCIO –> MEIO –> FIM.
Esse é um dos maiores motivos: Primeiro vc tem que ter uma noção de como é o raciocínio lógico, pra isso é importante conhecer o método do algoritmo descritivo, com as noções dos passos e/ou as etapas de cada processo.
Assim os professores sempre começam ensinando pelos algoritmos descritivos onde os passos são mostrados descrevendo-os, em nossa língua, cada passo de um processo.
Exemplo: Comprar balas no mercado Passo 1, Ir até o estabelecimento (mercado) Passo 2, verificar "tem dinheiro pra comprar balas de menta?" Passo 3, Se tem o dinheiro, comprar as balas, ir p/ Passo 5; Passo 4, Se não tem dinheiro, ir para o Passo 5; Passo 5, Ir para a casa.
Depois de conhecer bem este método é importante conhecer o método conhecido como Diagramas em blocos, com noções de programas e de fluxo de dados num programa. Para isso é necessário fazer o uso de fluxogramas (ligados por uma seta).
E por último se o professor conhecer, é adotado o PORTUGOL, para mostrar noções de programação em português estruturado, pois ele é baseado na estrutura da linguagem Pascal.
Algoritmo "exemplo" // declarar as variáveis do programa Var dinheiro : Real sobrou : Real custo_balas : Real Inicio // aqui começa o programa dinheiro <- 3,00 Sobrou <- dinheiro custo_balas <- 2,00 Escreval("Ir ao mercado... ") Se dinheiro > 0 Então Escreval("comprar balas" ) Sobrou <- dinheiro - custo_balas Senão Escreval("não comprar balas") Fimse Escreval("Sobrou em dinheiro : ",sobrou) Escreval("Ir para casa") FimAlgoritmo
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